O melhor tempo de Régis Boessio no treino classificatório para o grid de largada parecia o prenúncio de um final de semana memorável, porém na fase seguinte, no Top Qualifying, os problemas já começaram e culminaram na corrida de hoje em Córdoba, Argentina. Várias dificuldades com o caminhão prejudicaram o piloto gaúcho e tiraram a condição de buscar melhor resultado. “Gostaria de agradecer a torcida de todos, muito obrigado, mas fomos traídos por situações inexplicáveis neste momento, nesta etapa, mas corridas são corridas. Quero agradecer em especial a Rodrigotto, Suspentech e Oleofil Filtros, que propiciam estarmos sempre nas etapas e a participação de grandes apoiadores, Topline Cabines, O Cupim e Kartshop.

Em 2012, Beto Monteiro chegou à Argentina como líder do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. Na corrida, teve dois pneus furados e perdeu o título para o paranaense Leandro Totti, então terceiro colocado na pontuação. Em 2013, a história inverteu-se. Foi Monteiro quem viajou ao país vizinho em terceiro na classificação, liderada por Totti, e conquistou o título, com a vitória na quarta e última etapa, em Córdoba.

Disputada sob calor de 31 graus, a etapa decisiva do Sul-Americano foi uma das mais movimentadas da temporada. O primeiro a receber a bandeirada final após as 29 voltas válidas no Autódromo Oscar Cabalén, na cidade de Alta Gracia, foi Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport. Contudo, o piloto paulista foi punido por excesso de velocidade no ponto da pista onde há um radar. Monteiro, segundo na pista, herdou a vitória.

Monteiro e Totti empataram em 72 pontos. O título do pernambucano da Scuderia Iveco deu-se pelo critério imediato de desempate – número de vitórias. Ele venceu duas corridas do Sul-Americano, em Interlagos e em Alta Gracia, enquanto o paranaense da RM Competições não venceu nenhuma. As outras duas provas válidas pelo Sul-Americano foram vencidas por Wellington Cirino, em Viamão (RS), e Régis Boessio, em Caruaru (PE).

A aplicação do critério de desempate para definição do título não é uma providência inédita no Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. Situação igual ocorreu em 2010, na primeira vez em que o título continental foi posto em disputa na categoria. Andrade e Felipe Giaffone somaram 176 pontos e o piloto da Ticket Car Corinthians Motorsport comemorou o título por ter cinco vitórias, contra uma do adversário da RM Competições.

A CORRIDA
Com mais de 53.000 torcedores lotando o Autódromo Oscar Cabalén, a etapa final do Sul-Americano teve um início movimentado. Roberval Andrade, terceiro no grid, superou Beto Monteiro e assumiu o segundo lugar na primeira volta, enquanto o pole-position Paulo Salustiano tratava de se manter à frente. A reação de Andrade foi interrompida logo em seguida, com a pane elétrica que fez o motor de seu caminhão parar de funcionar.

Tendo caído para 12º, Andrade conseguiu reativar o Scania número 15 e deu início à sua corrida de recuperação. Que foi marcada por um toque durante a disputa pelo quinto lugar com Valmir “Hisgué” Benavides. Foi quando o Volvo de João Maistro teve um vazamento de óleo, comprometendo a aderência da pista – Benavides chegou a rodar na pista; Andrade teve trabalho para não rodar. Maistro foi chamado aos boxes pela direção de prova.

O pelotão intermediário apresentava disputas acirradas. Luiz Lopes teve um toque com Pedro Muffato, que acabou saindo da pista e batendo no muro, abandonando a etapa argentina. No primeiro pelotão, o panorama não era menos acirrado. Após a intervenção programada do Pace Truck, a um terço da disputa, Salustiano teve problemas em seu caminhão e sequer completou a primeira volta do reinício da disputa pela vitória.

Andrade, ainda em prova de recuperação, assumiu a liderança da etapa na 16ª volta, abrindo com Monteiro um duelo que recebeu aplausos do público argentino. Um pouco mais atrás, Giaffone e Totti, companheiros de equipe na RM Competições, travavam disputa igualmente acirrada pela terceira posição. Também piloto da equipe, Adalberto Jardim teve um princípio de incêndio em seu caminhão e rodou, provocando nova intervenção do Pace Truck.

Dada a relargada, Andrade acabou saindo da pista na 24ª volta e perdeu a liderança para Monteiro. A três voltas do fim da corrida, conseguiu uma nova ultrapassagem sobre o pernambucano, mas acabou excedendo o limite de 160 km/h no ponto da pista onde há o radar – como a corrida estava nos instantes finais, não cumpriu o drive-thru e, como punição, teve 20 segundos acrescidos a seu tempo total de prova, o que o deixou em terceiro no resultado oficial.

Monteiro, a essa altura, tratava de resistir à pressão de Giaffone – uma ultrapassagem do piloto paulista, considerada a iminente punição que o líder Andrade teria de cumprir, garantiria o bicampeonato sul-americano ao parceiro Totti. Os dois acabaram se tocando na última volta da prova, que marcou a décima vitória do pernambucano da Scuderia Iveco na Fórmula Truck. A RM, equipe de Giaffone, teve quatro pilotos entre os 10 primeiros colocados.

A próxima corrida da temporada da Fórmula Truck, válida pela oitava e antepenúltima etapa do Campeonato Brasileiro, será disputada no Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS), no dia 13 de outubro. Em Córdoba, após 29 voltas, o resultado final da etapa decisiva do Sul-Americano foi o seguinte:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1h01min36s062
2º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 1s772
3º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 16s304
4º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 16s547
5º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 19s395
6º) André Marques (SPMAN), RM Competições-MAN Latin America, a 19s852
7º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 20s450
8º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 22s076
9º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 31s102
10º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 45s725
11º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 1min17s759
12º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 1min28s482
13º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 1 volta
14º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 2 voltas
15º) Rogério Castro (GP/Volvo), ABF/Volvo, a 6 voltas
16º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 6 voltas
17º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 7 voltas
18º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 8 voltas
19º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 8 voltas
NÃO COMPLETARAM
Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, a 9 voltas
Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 12 voltas
Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 14 voltas
Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 18 voltas
João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 19 voltas
Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, a 24 voltas
Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 24 voltas
Melhor volta: Andrade, na 6ª, 1min33s279, média de 142,45 km/h

CLASSIFICAÇÃO
A pontuação final do Sul-Americano de F-Truck ficou assim definida: 1º) Monteiro e Totti, 72 pontos; 3º) Cirino, 48; 4º) Salustiano, 47; 5º) Boessio, 43; 6º) Benavides, 42; 7º) L. Reis, 38; 8º) Piquet, 30; 9º) Giaffone, 29; 10º) Andrade, 26; 11º) Marques, 21; 12º) Fogaça, 19; 13º) Caffi, 17; 14º) Maistro, Cattucci e Bueno, 13; 17º) J. Reis e Lopes, 10; 19º) Castro, 8; 20º) Rodrigues, 7; 21º) Pachenki, Piano e Muffato, 6; 24º) Kastropil, 5; 25º) Mascarello, 3.

No Campeonato Brasileiro, após sete das 10 etapas, a classificação é: 1º) Monteiro, 104; 2º) Totti, 89; 3º) Piquet, 85; 4º) Salustiano, 77; 5º) Cirino, 75; 6º) Boessio, 71; 7º) Giaffone, 62; 8º) L. Reis, 59; 9º) Benavides, 58; 10º) Andrade, 46; 11º) Pachenki, 40; 12º) Marques, 37; 13º) Fogaça, 32; 14º) Maistro, 30; 15º) Cattucci, 24; 16º) Castro, 22; 17º) Caffi, 21; 18º) Jardim, 20; 19º) Bueno, 18; 20º) Kastropil e Rodrigues, 17; 22º) Muffato, 15; 23º) J. Reis, 13; 24º) Piano, 12; 25º) Lopes, 10; 26º) Mascarello, 3.

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Com o apoio de Grelak Comunicação e imagem de Orlei Silva.